quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do índio

Em 19 de abril de 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com a participação de autoridades governamentais dos países da América e líderes indígenas. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. Um tempo depois, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico, marcando a data desta reunião como o dia do Índio.


Este deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Já que os índios habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram, em 1500. 
Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. Devemos exercer a conscientização e o respeito!


Que tal conhecermos mais sobre a cultura dos índios ? CLIQUE AQUI  e conheça algumas brincadeiras indígenas para ser feitas com as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário